quarta-feira, 21 de agosto de 2013

O que é o diesel S10?



      O que é o S10?
O “S” vem de enxofre e o número 10 sinaliza a quantidade desse elemento no combustível. Ou seja, o novo diesel contém 10 partes por Milão de enxofre, uma mudança radical se comparado ao diesel utilizado nas regiões interioranas atualmente, o S1800, com 1.800 partes por milhão de enxofre. Trata-se de um combustível de última geração, já vendido na Europa e fundamental para reduzir a emissão de material particulado e NOx. Estima-se que, quando utilizado nos veículos novos, há uma redução de 10% a 15% na emissão de material particulado. A introdução do S10 decorre da antecipação da fase P7 do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), estabelecido pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), com o objetivo de reduzir as emissões veiculares. O S10 possui número de cetano de 48 acima, portanto dos 42 do S500/1800 e dos 46 do S50. Isso garante melhor partida a frio e redução de fumaça branca, por exemplo. O novo diesel traz também benefícios relacionados à proteção do motor, com relação ao desgaste e à formação de depósito. O período de troca de lubrificantes pode ainda ser um pouco mais estendido. Suas características técnicas estão definidas na Resolução ANP 65/2011.
Quem pode usar?
Todos os veículos a diesel podem rodar com o S10, velhos ou novos. Entretanto, aqueles com o novo motor Euro 5 deverão abastecer com S10. Além disso, os ganhos de eficiência e os benefícios ambientais somente são alcançados quando o S10 é utilizado nos motores novos. Repetindo para não deixar dúvidas: os veículos com motor Euro 5 devem ser abastecidos com S10.