Caminhos esburacados, defeitos de fábrica e combustíveis adulterados são grandes responsáveis por manutenções frequentes e, muitas vezes, estão fora do controle do motorista. Porém, a falta de manutenção preventiva e a forma como você conduz seu carro podem acabar mais rápido com o veículo.
Para alguns motoristas pode parecer óbvio, mas o volume de reparos nas oficinas comprova que alguns vícios continuam frequentes e, muitas vezes, são difíceis de serem abandonados. Veja abaixo 10 desses erros.
1) Andar com
combustível na reserva
Isso queima a bomba
de combustível por superaquecimento. A bomba fica alojada dentro do tanque. Um
dos motivos disso é para que o próprio combustível retire o excesso de calor
gerado pelo motor elétrico que está dentro da bomba. Se você costuma andar
com o combustível na reserva, essa troca de calor não ocorre e
superaquecimentos frequentes acabam diminuindo a vida útil da bomba.
2) Passar em
lombadas ou valetas na diagonal
Este hábito provoca
torção da carroceria do veículo. Estas torções podem causar o rompimento de
pontos de solda, gerando estalos e barulhos difíceis de serem diagnosticados.
Acabamentos internos de plástico também são vitimas das torções,
"ganhando" rangidos indesejáveis. As lombadas, também conhecidas
como quebra molas, fazem por merecer o apelido. Desviar delas é perigoso. Para
não ter aborrecimentos, passe em baixa velocidade, de preferência
perpendicularmente. Carros muito confortáveis, de certa forma, mascaram os
efeitos nocivos das lombadas e dos buracos, você não sente, mas os amortecedores,
molas, terminais de direção, pivôs pagam a conta, principalmente se seu carro
for blindado. Afinal os 200 kg da blindagem seriam o mesmo que carregar três
pessoas com você diariamente.
3) Encostar as
rodas na guia
Você acaba causando
um pequeno dano no rolamento que, pelo fato de trabalhar com altas rotações,
vai gerar ruído e até um possível travamento.
4)
Girar o volante com o veículo parado ou com as rodas coladas na guia Isso
sobrecarrega o sistema de direção hidráulica, danificando os retentores e
provocando vazamentos de óleo hidráulico. Procure girar o volante sempre com o
veículo em movimento.
5) Descansar o pé
na embreagem
Esse costume
diminui a vida útil do sistema. Todo mundo está cansado de saber disso, mas
acontece de forma inconsciente e esse tipo de reparo é mais comum do que se
imagina. Se você tem este vício, cole um adesivo no meio do volante para
lembrá-lo de que pode estar com pé no lugar errado. Assim como descansar o pé
sobre o pedal, segurar o carro em uma subida, utilizando a embreagem, também
reduz em 50% a vida útil das peças que compõem o sistema.
6) Passar em áreas
alagadas
Isso diminui a vida
útil dos rolamentos das rodas e dos esticadores de correia, principalmente de
veículos mais velhos, que possuem vedadores dos rolamentos danificados pelo
tempo ou por uso. A água penetra dentro do rolamento e, no médio prazo,
enferruja os componentes internos, gerando ruído. Fuja de áreas alagadas: o
sistema elétrico do seu carro também agradece.
7) Descer a serra
desengrenado
Este ato
superaquece os freios e, além de promover um desgaste acentuado nas pastilhas,
pode gerar o empenamento dos discos de freio quando em contato com água Descer
a serra com o câmbio engatado, além de economizar combustível, é mais seguro.
8) Dar arrancadas e
reduzidas intensas
O motor do carro
fica apoiado sobre coxins, são elementos que têm a função de absorver os
movimentos e vibrações do propulsor. Quando você provoca uma arrancada forte,
não percebe, mas acaba por danificá-los.
9)Usar
óleo vencido
Perder a data da
troca do óleo diminui a vida útil do motor. É muito comum os motoristas
argumentarem que, por exemplo, passou apenas 1.000 km da quilometragem
prevista. Imagine seu motor girando 3.000 rotações por minuto com o óleo
vencido. Muitos reclamam que tiveram que retificar seus motores muito
cedo: uma das causas é a falta de atenção com o controle das trocas. Procure a
especificação certa e a quilometragem de troca no manual do proprietário.
10) Andar com o
carro desalinhado
Além de diminuir a
vida útil dos pneus, um carro desalinhado exige muito mais esforço das peças da
suspensão dianteira, como bieletas, terminais, pivôs e buchas da barra
estabilizadora. Quando o veículo possui direção hidráulica, problemas como
excesso de convergência acabam sendo notados apenas quando você já perdeu os
dois pneus dianteiros. É mais barato fazer um alinhamento a cada 10.000 km.